O Procon Contagem, realizou neste sábado 13/03, um dia de atendimento exclusivo para mulheres, denominado “Procon Delas”, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado na segunda-feira 8 de março.
Segundo a superintendente do Procon, Silvania Silva dos Santos, mais de 55% dos atendimentos realizados no local são do público feminino. “Atualmente a mulher tem dupla jornada de trabalho, por isso ela não consegue comparecer ao Procon no horário comercial. Então para homenageá-las e também atender a demanda, nós abrimos o atendimento neste sábado para que ela pode vir e reclamar a respeito de qualquer demanda consumerista que tenha”, afirma.
Ao longo do dia, 32 atendimentos foram agendados, oito cabines foram disponibilizadas no horário de 9h às 13h. Para cada atendimento foi estipulado um prazo de 1h para que cada consumidora pudesse resolver sua situação. Os agendamentos foram realizados pela internet e presencialmente no local. Para o Procon Delas, também foi disponibilizado um agendamento exclusivo para esse dia, pelo telefone do órgão. O agendamento também serviu para evitar aglomerações no local, assegurando as consumidoras de não correrem riscos de contaminação da Covid-19.
“Fizemos nossa divulgação pelo portal da prefeitura e por rede social e com menos de uma semana já tínhamos a agenda preenchida. Isso mostra a grande demanda que temos para esse público”, relata Silvania. Ainda de acordo com ela, a superintendência do órgão analisa a possibilidade de fazer essa categoria de atendimento pelo menos uma vez por mês. “Nós vimos que isso deu resultado, tivemos um retorno bem positivo”, finaliza a superintendente.
Lívia Almeida Nascimento comemorou a ação promovida pelo Procon. Moradora de Contagem, ela trabalha em Belo Horizonte, o que a dificulta ir ao Procon durante o horário comercial. “O horário e a distância do meu trabalho me impossibilita de estar vindo durante a semana sem que eu perca o dia ou chegue atrasada. E essa oportunidade é maravilhosa, porque eles nos dão a chance de reivindicar nossos direitos sem que nós sejamos lesadas por algum fornecedor”, analisa.
Quando perguntada sobre o que ela achou do atendimento aos sábados ela diz “é bem importante ao menos uma vez ao mês ou a cada dois meses, fazerem esse atendimento para que todos possam vir, não só mulheres, mas como homens que trabalham e que acabam sendo prejudicados porque não tem tempo de estar indo atrás daquilo que é nosso direito como consumidores”, finaliza.
Em caso de dúvida, ou para mais informações, é fundamental que as consumidoras entrem em contato com o Procon Contagem através do e-mail procon@contagem.mg.gov.br, onde toda orientação será passada, mesmo neste período pandêmico.
Observação: O consumidor pode ser representado por procuração, que pode ser retirada clicando no endereço